Reflexão Final
______________________1º Semestre_____________________
No âmbito de todo o trabalho concretizado ao longo do semestre na unidade curricular de Seminário de Integração Profissional, é relevante reflectir sobre o percurso realizado, verificando se os objectivos a que me propus atingir inicialmente foram alcançados ou não. Neste sentido, além dos objectivos gerais da unidade curricular, estabaleci metas individuais e pessoais a alcançar:
- Descobrir qual a área de interesse no mundo das Ciências da Educação, em que poderei vir a ingressar futuramente;
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a realidade e sobre as temáticas relacionadas com as Ciências da Educação;
- Investir e aperfeiçoar a capacidade de comunicação oral e expressão de conteúdos e ideias nomeadamente no que se refere à apresentação oral de trabalhos;
- Desenvolver a capacidade de escrita;
Neste contexto, todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre foi direccionado com fim a alcançar os referidos objectivos. No que se refere ao primeiro objectivo individual, procurei concretiza-lo mediante o trabalho prático da disciplina ao eleger a área a trabalhar para a realização do projecto de intervenção. Descobri que a área das Tecnologias Educativas é uma forte possibilidade de escolha para um futuro próximo, uma vez que é bastante dinâmica, prática e está em constante actualização e evolução. A experiência vivênciada na instituição ao longo do semestre contribuiu fundamentalmente para o gosto e interesse acrescidos pela área.
No que se refere ao segundo objectivo individual, procurei desenvolve-lo mediante o trabalho do portefólio investindo nos diários de aula, nos diários de campo e em algumas reflexões sobre a temática das Tecnologias. Inicialmente surgiram algumas dificuldades em adquirir um olhar crítico perante as diversas temáticas, talvez pelo conhecimento limitado em relação às mesmas. No decorrer do semestre, através do contacto e estudo dos vários assuntos quer na unidade curricular, quer na instituição, foi-me possivel ir adquirindo um sentido crítico perante a realidade que observava, comecei a levantar questões, surgiram dúvidas, interpretei pessoalmente o que experenciava.
Relativamente ao terceiro objectivo individual, uma das dificuldades que sempre me acompanhou desde o inincio do meu percurso académico foi a capacidade de comunicação oral e expressão das minhas ideias. Este é um objectivo que se estende ao longo da licenciatura nomeadamente ao nível do Seminário de Integração Profissional. Considero que esta unidade curricular surge como uma excelente oportunidade de me desenvolver neste sentido uma vez que apresenta um carácter bastante prático, reflexivo e de exposição dos trabalhos realizados. Para alcançar este objectivo procurei investir nas sessões de apresentação dos diversos trabalhos, trabalhando a capacidade de lidar com o público, de me expressar.
No que diz respeito ao último objectivo, apesar de não sentir dificuldades em me expressar por via da escrita considero que esta é uma capacidade a desenvolver e investir pontualmente. Neste sentido, para alcançar este objectivo procurei trabalha-lo no portefólio e no relatório final do projecto de invervenção. Ao longo do processo de escrita tive sempre em conta o rigor da linguagem, a clareza, sentido e a adequação do texto.
Uma vez delineados os objectivos a trabalhar ao longo do semestre, considero fulcral apresentar as motivações que estiveram na base da escolha da área a trabalhar e da instituição a intervir.
No que se refere às motivações que me levaram e eleger a área das Tecnologias Educativas, tal como referi anteriormente, ao longo da licenciatura fui adquirindo o gosto pela área através da experiência e contacto com o mundo das tecnologias. As diversas oportunidades com que me deparei ao realizar recursos educativos digitais, tutoriais de websites, planificações de formações em e-learning entre diversos materiais de apoio e suporte à educação, suscitaram em mim uma motivação enorme e um gosto por aprender e aprofundar conhecimentos nestas temáticas. Neste sentido, encontrei no Semirário de Integração Profissional mais uma oportunidade de me desenvolver na área das tecnologias ao nível da educação. Neste contexto, a escolha da instituição foi baseada na área das Tecnologias Educativas, sendo que as experiências vividas e o trabalho realizado permitiram aprofundar e consolidar conhecimentos. Em função do diagnóstico de necessidades efectuado numa primeira fase do trabalho, planificou-se e estruturou-se um projecto de intervenção que visa dinamizar e responder às necessidades de uma educação mais inovadora, mais criativa e que estimule a motivação e o gosto dos alunos por aprender. O contexto de intervenção elegido para a concretização do projecto foi o Museu da Cidade, uma vez que a temática dos museus se insere no âmbito da educação não-formal, promovendo aprendizagens que fogem do modelo e da estrutura da educação formal e tradicional. Mediante um diagnóstico realizado ao Museu da Cidade, percepcionou-se que este é pouco dinâmico sendo que não adequa a sua forma de transmitir os conhecimentos aos diversos níveis de ensino. Assim, o projecto de intervenção proposto pelo grupo procura responder à necessidade de adequar as temáticas do museu (o que é transmitido) e a forma como são transmitidas (recursos) aos diversos níveis de ensino. Uma das questões que me coloco quando estou em campo e que projecto para as intervenções que serão realizadas no 2º semestre é "Terei capacidades para concretizar esta tarefa? Terei competências suficientes para desempenhar esta tarefa?"
No que se refere ao trabalho desenvolvido na instituição nomeadamente à planificação do projecto de intervenção, considero que foi muito bem conseguido. O apoio dos diversos técnicos da instituição e da tutora foi indispensável para a concretização do trabalho. O facto de os vários técnicos da instituição serem de diversas áreas e serem professores, nomeadamente de tecnologias e docentes do Instituto da Educação, foi uma mais-valia para a contextualização do grupo e para o acompanhamento e suporte do trabalho.
Relativamente ao desempenho do grupo, é relevante sublinhar a elevada capacidade de entreajuda, adaptação e entrega dos elementos que sempre se demonstraram responsáveis para com o trabalho a realizar e com os prazos, a preocupação em manter as tarefas em dia e a capacidade de cooperação que sempre esteve presente. Sinto-me bastante grata pela parceria que se gerou entre nós elementos, o que facilitou fundamentalmente todo o processo de realização do trabalho e a intervenção na instituição.
No que se refere ao Portefólio, é oportuno referir que este trabalho contribuiu fundamentalmente para desenvolver a minha capacidade de escrita, de organização, e de questionar e olhar para a realidade. Este foi um trabalho que realizei com bastante gosto uma vez que é muito pessoal, permitindo relatar a interpretação e as experiências do aluno e fazer uma leitura do seu percurso académico. O facto do Portefólio ser um trabalho bastante dinâmico, envolvendo criatividade (apresentação de vídeos, esquemas etc) e inovação, suscitou em mim uma forte motivação e entusiasmo na concretização das suas tarefas.
O Relatório do Projecto de Intervenção, foi um trabalho que foi igualmente realizado com uma grande motivação e interesse da parte do grupo uma vez que apelou a conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura e à articulação de saberes e saberes-fazer. O facto das diversas etapas de construção do relatório apelar à investigação de diversas fontes gerou um dinamismo entre o grupo que se reflectiu na procura e exploração dos temas via online, na biblioteca do Instituto e nos próprios recursos da instituição. De forma geral, o grupo trabalhou de forma bastante organizada e responsável para a elaboração do relatório.
As aulas de Seminário contribuiram fundamentalmente para todo o processo de realização do Relatório e do Portefólio, sendo que surgiram como a base geradora de reflexão sobre os diversos autores das temáticas em questão. O feedback sobre o trabalho realizado fornecido pela docente ao longo das sessões foi essencial para identificar os pontos a melhorar e a aprofundar e qual a melhor direcção a seguir.
Fazendo um balanço geral sobre todo o trabalho realizado no 1º semestre, considero que as metas que me propus atingir inicialmente foram alcançadas com sucesso, sendo que todo o esforço mobilizado foi recompensado pelo resultado final. Estou bastante satisfeita com o meu desempenho na unidade curricular e considero que, mais uma vez, esta contribuiu fortemente para o meu desenvolvimento pessoal e académico. Enquanto futura licenciada e técnica de educação, considero que o Seminário é essencial e determinante para adquirir experiência e consciência das futuras possibilidades em que poderei trabalhar, sendo que fornece instrumentos, técnicas e modos de trabalho que poderei mobilizar num futuro profissional bastante próximo.
Quando inicialmente questionava e duvidava das minhas capacidades e competências enquanto interveniente num projecto de intervenção, agora após ter reflectido sobre o meu percurso no Seminário de Integração Profissional IV considero-me apta e capaz de desempenhar e concretizar o que me proponho fazer no Projecto de Intervenção porque tive acesso a um conjunto de instrumentos, técnicas e critérios que me podem encaminhar e guiar no percurso de um profissional de educação.
______________________2º Semestre_____________________
Tendo em conta todo o trabalho realizado ao longo do 2º semestre na disciplina de Seminário de Integração profissional, importa reflectir e avaliar sobre todo o trabalho realizado, confirmando se os objectivos que inicialmente me propus alcançar foram ou não atingidos. Neste contexto, é igualmente relevante reflectir se os objectivos individuais e pessoais que estabeleci para mim mesma foram alcançados:
- Descobrir qual a área de interesse no mundo das Ciências da Educação, em que poderei vir a ingressar futuramente;
- Desenvolver a capacidade de reflexão crítica sobre a realidade e sobre as temáticas relacionadas com as Ciências da Educação;
- Investir e aperfeiçoar a capacidade de comunicação oral e expressão de conteúdos e ideias nomeadamente no que se refere à apresentação oral de trabalhos;
- Desenvolver a capacidade de escrita;
Assim, todo o trabalho realizado ao longo do semestre foi teve em vista a concretização dos referidos objectivos.
À semelhança do semestre passado, o primeiro objectivo foi fundamentalmente trabalhado na vertente prática da unidade curricular, isto é, no projecto de intervenção e nas vivências do estágio. A experiencia vivida na instituição acentuou as minhas certezas em relação à minha verdadeira área de interesse, as tecnologias em educação. Neste sentido, a estadia e o trabalho desenvolvido contribuíram essencialmente para a minha motivação e interesse pela área e pela consideração num futuro bastante próximo em integrar o mundo do trabalho no âmbito das tecnologias em educação.
Relativamente ao segundo objectivo, considero que tem sido trabalhado e desenvolvido desde o inicio do ano lectivo, sendo que procurei beneficiar de cada oportunidade da unidade curricular que me permitiu desenvolver neste sentido. A ferramenta portefólio é a principal fonte onde este trabalho de reflexão e questionamento é visível, onde procurei inquietar-me constantemente sobre as minha vivencias e experiencias (quer no Seminário, quer no estágio) questionando-as e contextualizando-as nas Ciências da Educação. Neste sentido, as dificuldades que senti numa fase inicial do portefólio, nomeadamente na tentativa de reflectir e pensar sobre os diversos temas das Ciencias da Educação relacionados com o meu quotidiano, foram totalmente ultrapassadas. O acto de reflectir, (re)pensar e questionar o mundo que me rodeia passou a ser uma atitude mais natural e espontânea. Neste sentido, auto-avaliando a minha capacidade de reflexão e olhar crítico considero que a evolução é visível, não deixando de ter consciência que há ainda um longo caminho a percorrer.
Em relação ao terceiro objectivo, este foi talvez o que sempre tive mais dificuldade a corresponder. A minha capacidade comunicacional (oral e de expressão) é desde sempre uma luta diária que se prende fundamentalmente com características pessoais. Sendo eu uma pessoa introvertida e pouco comunicativa, é-me difícil expor-me, expor o que vai em mim, as minhas ideias, pensamentos, reflexões, questões. No entanto, encontrando-me num curso que estimula e promove realmente a interação e comunicação entre as pessoas, tenho consciência que desde o primeiro dia até ao momento que a licenciatura se tem revelado uma verdadeira oportunidade de me desenvolver neste sentido. No âmbito do Seminário e do estágio, procurei que esta capacidade fosse constantemente trabalhada mediante as diversas apresentações nas aulas e nas discussões e partilha de ideias no contexto institucional.
No que se refere ao último objectivo, considero que a expressão escrita é fulcral no âmbito das Ciências da Educação. Enquanto futura licenciada, procurei em investir e desenvolver a minha expressão escrita ao longo da licenciatura nas diversas unidades curriculares, sendo que se inicialmente sentia alguns constrangimentos na tentativa de me expressar por via da escrita, actualmente esse dificuldade foi completamente ultrapassada. Tenho consciência que, sendo nós um ser inacabado e que carece constantemente de educação, a capacidade de comunicação escrita será igualmente desenvolvida no decorrer do meu percurso profissional. Encontrando-me na área da Educação, não posso deixar de sublinhar a extrema importância que é dominarmos as palavras, a escrita, o dom da oratória. Portanto, avaliando a minha capacidade de me expressar por meio da escrita, considero que o esforço, dedicação e trabalho são notórios.
Tendo em conta o que foi referido, é oportuno reflectir sobre o meu desempenho na unidade curricular de Seminário e na instituição, no projecto.
No que se refere ao trabalho desenvolvido nas sessões de Seminário, considero que o meu desempenho correspondeu maioritariamente aos objectivos da disciplina. Ao longo do semestre esforcei-me por corresponder e cumprir com as diversas tarefas solicitadas, sendo que o sentido de responsabilidade e dedicação estiveram na base de todo o trabalho. Apesar das dificuldades que tenho vindo a referir, fiquei satisfeita com o meu desempenho nas diversas sessões bem como com os diversos resultados que foram surgindo.
Relativamente ao desempenho na instituição, considero que foi bastante satisfatório, na medida em que procurei adaptar-me e integrar-me da melhor forma à vida da instituição, as suas rotinas, à sua equipa, aos seus objectivos. O trabalho desenvolvido, nomeadamente o projecto, foi baseado nos principais objectivos e metas organizacionais e contou sempre com o apoio e orientação da equipa da instituição. Apesar das dificuldades sentidas no inicio do ano lectivo relativamente à concepção do projecto, considero que os resultados obtidos têm bastante valor no âmbito das Ciências da Educação, isto é, o produto final (o Roteiro Pedagógico) revelou-se um verdadeiro trabalho de um licenciado e uma oportunidade em termos profissionais em que poderei vir a trabalhar num futuro bastante próximo – mercado de trabalho. À semelhança do que tenho vindo a reflectir no portefólio, o trabalho em equipa é fundamental em qualquer projecto. Ao longo do projecto, o trabalho em equipa foi, de forma geral bastante satisfatório, na medida em que nos permitiu partilhar experiencias, as nossas ideias, conhecimento. Considerando a parceria que se gerou entre mim e a minha colega ao longo do projecto, é relevante sublinhar que o nosso trabalho em comum, a partilha, a cooperação e a entreajuda têm bastante mérito, sendo que foram desde sempre o que me motivou a avançar e a investir no projecto. O projecto alcançou os objectivos visados em consequência do trabalho e do empenho de ambos os elementos.

Relativamente ao Portefólio, considero que este é um trabalho que demonstra fundamentalmente todo o meu esforço e empenho na unidade curricular, sendo que procurei apresentar e reflectir sobre todas as minhas experiencias no Seminário e na instituição ao longo do ano lectivo. Portanto, este instrumento reflecte o meu desenvolvimento e a minha aprendizagem no âmbito das Ciências da Educação, considerando-o neste sentido, o meu percurso durante o ultimo ano da licenciatura. Avaliando este trabalho, considero que se encontra muito bem conseguido na medida em que corresponde com os objectivos iniciais que me propus atingir.
No que se refere ao Relatório do Projecto de Intervenção, este foi talvez a tarefa que considerei mais exigente de todo o trabalho desenvolvido ao longo do 2º semestre, uma vez que implica a interpretação, analise e reflexão de todo o projecto. No entanto, é um trabalho que concretizo com bastante motivação na medida em que me permite compreender realmente se os objectivos do projecto foram verdadeiramente alcançados, se o mesmo tem qualidade e se é pertinente para as Ciências da Educação. Apesar das contradições da jornada, fiquei bastante satisfeita com o fruto que surgiu do nosso trabalho, sendo que todo o esforço e dedicação contribuiu para fazer de mim uma futura licenciada mais capaz, com um percurso mais completo, com experiencia na verdadeira Ciência da Educação. Embora tenha consciência de que ainda me falta percorrer um longo caminho pelas Ciências da Educação, sinto que o essencial, as principais características que ditam o perfil de um licenciado nesta área se encontram minimamente desenvolvidas e em desenvolvimento.
Portanto, fazendo um balanço geral sobre todo o trabalho realizado no 2º semestre, considero que os objectivos e metas que me propus alcançar inicialmente foram concretizadas com sucesso, sendo notório o desempenho e o esforço dedicados neste sentido. Sinto-me concretizada e bastante satisfeita com os resultados e qualidade do trabalho alcancei. Resta-me acrescentar que a unidade curricular contribuiu, mais uma vez, para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que hoje me sinto uma pré-licenciada em Ciências da Educação que possui determinadas competências-chave que caracterizam um profissional na nossa natureza.
