Reflexões Instituição

 
 

______________________1º Semestre_____________________

 

______________O contacto com as Instituições_____________

1 de Outubro de 2013
 
O primeiro passo a concretizar para a realização do trabalho ao longo do semestre, é contactar com instituições. Entre as diversas formas de contacto, elegeu-se o contacto via e-mail como primeira abordagem com a instituição. Sendo que se teve como primeira  preferencia a àrea da saúde, o contacto inicial foi feito com duas Associações de um hospital de Lisboa.
    É oportuno referir que se elegeu o mundo associativo como preferencia a trabalhar uma vez que o contacto com as pessoas e com as suas experiências de vida é mais directo. Em consequência de não se obter respostas por parte das associações, optou-se por contactar com uma instituição de tecnologias e elearning situada igualmente na região de Lisboa. É relevante mencionar que o contacto com esta instituição foi bastante facilitado, sendo que o grupo teve o apoio da professora. Assim que se obteve resposta, o grupo marcou de imediato uma reunião, dia 10 de Outubro de 2013, com dois responsáveis. 

 

________________A vida na Instituição_______________

29 de Outubro de 2013
 
Considero oportuno reflectir sobre a vida institucional experênciada e vivida ao longo das várias presenças na instituição. O que me move em reflectir e pensar sobre a instituição em causa é o procurar conhecer aprofundadamente o contexto em questão, os seus actores, as suas dinâmicas, e até mesmo o meu contributo enquanto interveniente na organização.
    Ao longo dos diversos momentos experiênciados na instituição, procuro sobretudo ter um olhar crítico perante as situações vividas. Inicialmente, o grupo focou-se em realizar um diagnóstico - uma avaliação inicial - no que se refere ao ambiente instalado na instuituição. 
    Neste contexto, de acordo com as observações realizadas, é possível identificar um clima de tranquilidade, formalidade - no que se refere à disposição e relação entre os diversos técnicos -, de cooperação entre os vários actores -  mediante diversas reúniões efectuadas em alguns momentos do dia -, de respeito - pelo trabalho do outro, zelando-se pelo silêncio e por intervenções pontuais. Verificou-se igualmente que existe um forte dinamismo com outras instituições que funcionam no mesmo edifício da instituição em questão, uma vez que existe uma grande colaboração entre os diversos técnicos. A referida comunicação entre as entidades será explorada numa fase mais avançada do trabalho, no entanto neste momento percepcionou-se - mediante conversas informais com técnicos -, que existem parcerias e projectos comuns entre as instituições.
    Apesar da formalidade percepcionada no ambiente da instituição, através da observação é possivél constatar que durante as sessões existem pequenos momentos de informalidade caracterizados pela descontração e um certo clima de familiaridade entre os técnicos, que ocorrem em breves pausas do trabalho.
    A monotonia do ambiente é, do meu ponto de vista, um dos adjectivos que melhor caracteriza o ambiente da instituição uma vez que, mediante a observação, apesar de existirem pequenos momentos de descontração na maioria do tempo os gabinetes se encontram bastante silenciosos, com pouca interacção e dinamismo entre os diversos actores da instituição.

 

 

________________Apoio e tutoria_______________

29 de Novembro de 2013
 
Senti necessidade de reflectir e questionar o apoio facultado pelos técnicos e pela tutora que acompanha o grupo no trabalho a desenvolver na instituição.
    No decorrer das sessões o grupo tem sentido pouca ou nenhuma evolução no que se refere ao apoio e à disponibilidade da tutora e de alguns técnicos que se disponibilizaram a acompanhar o nosso trabalho. Inicialmente, a disponibilidade era maior quando o grupo integrou a instituição, a tutora foi impecável procurando ambientar sempre que possível o grupo, contextualizando-nos sempre que necessários com os assuntos e projectos da instituição.
    Há medida que o trabalho vai sendo realizado, cada vez mais vai sendo prestado menos apoio e acompanhamento, sendo que o grupo sentiu necessidade de solicitar um acompanhamento mais pontual da parte da tutora. Considero que apesar do esforço realizado pela instituição no sentido de orientar e apoiar o grupo, esse acompanhamento poderia ser ainda mais intenso e esclarecedor. 
    Considero que ambas as partes - eu/grupo e a instituição - precisam uma da outra para desenvolver cada uma o seu trabalho. O grupo precisa da instituição para desenvolver o seu projecto e a instituição precisa do grupo para dar resposta a uma questão ou problemática.
    Acredito que a falta de apoio da instituição para com o grupo neste primeiro semestre se prende essencialmente pelo cariz teórico do trabalho a realizar. Talvez pelo carácter pouco prático e dinâmico da trabalho a realizar pelo grupo, os técnicos não tenham sentido a necessidade de apoiar e encaminhar frenquetemente as tarefas do grupo. No segundo semestre, acredito que esse apoio será mais pontual na medida em que será efectuado um trabalho mais prático em parceria directa com os técnicos da instituição, isto é, o grupo irá trabalhar lado a lado com os diversos elementos da instituição para a elaboração do projecto.

 

 

 

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